Mostra “Das Cores do Mundo”

Mostra “Das Cores do Mundo”

Artista: Fernando Pauler

 

Os caminhos de Fernando Pauler percorrem o jogo mnemônico das vivências infantis.

Na mostra “Das Cores do Mundo”, a busca do passado vem com a alegria do menino que ama as cores vibrantes, e que brinca com elas de um jeito especial.  Aqui, o mais importante é a sequência de fatos do cotidiano que o artista deseja lembrar. São as emoções fortes marcadas pelas linhas sutis da memória, porém, carregadas de mensagens subliminares.

Na medida em que busca elementos estruturais, traz o imaginário fantástico através das formas simbólicas, desejando dar um salto para o abstracionismo.

No labirinto de formas e cores, a curiosidade e o encantamento viajam pela obra do artista. O mistério dos frios azuis contrasta com o caleidoscópio das telas multicoloridas. Porém, conservando a harmonia da proposta original, Fernando viaja pelo mundo da fantasia e abre para o expectador uma sensação de prazer, leveza e ingenuidade.

Extremamente observador e crítico, Pauler acredita que cor é emoção e que somente ela pode traduzir sua história. Mas a força das suas cores faz com que o expectador seja transportado para um mundo de vermelhos, amarelos, roxos, verdes e alaranjados para encharcar os pés na umidade e ficar todo colorido como uma criança que brinca com o arco-íris.

É assim que Fernando Pauler vai do figurativo para o gestual como num passe de mágica. Ambivalente? Contraditório? Nem tanto! Melhor dizer “fazedor de arte”.

 

Iara Venier (Artista Plástica e Psicóloga)

No Comments

Post A Comment